Crina Teatro

Grupo Crinabel Teatro, fundado em Outubro de 1986, único em Portugal e no estrangeiro, oferece uma diversidade de espectáculos ao gosto de todos os públicos...!

27 setembro 2005

APRESENTAÇÃO DA COMPANHIA CRINABEL TEATRO

O grupo CRINABEL TEATRO fundado em Outubro de 1986 nasceu de um atelier de actividades expressivas já existente na Escola Crinabel. Em 1989 iniciou 4 anos de Formação Profissional em teatro subsidiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, a partir de 1993 até hoje afirma-se como uma estrutura autónoma que sobrevive de escassos apoios estatais e da boa vontade da instituição que deseja manter de pé este projecto artístico.
Conta actualmente com 14 actores, um director artístico, uma coordenadora executiva, um encenador, um coreógrafo, uma professora de expressão corporal, um técnico de ofícios do espectáculo e uma coordenadora geral.

Durante a sua formação, os actores receberam aulas de interpretação, voz, dança, música, maquilhagem, mímica, história do teatro e técnicas circenses, todas administradas por profissionais devidamente credenciados, perfazendo um total de mais de 5000 horas de formação. Paralelamente continuaram a sua actividade, levando os seus espectáculos um pouco por todo o país e estrangeiro, participando em festivais internacionais em Espanha, França, Reino Unido, Escócia, Itália e Brasil.

Este grupo é pioneiro no nosso país e raro a nível Internacional não só pela especificidade dos elementos que o compõem como pelas opções artísticas que lhe têm servido de base.

O projecto desta companhia é integrar, formar e inserir no mercado artístico de trabalho, tanto quanto possível, pessoas com qualquer tipo de incapacidade mental, que, ao longo destes anos, têm encontrado no teatro e na dança uma forma de reabilitação e inserção social.

Conta actualmente com apoios pontuais para a realização de Encontros Internacionais e Intercâmbios, de entidades como o Ministério da Cultura, o Instituto Português da Juventude, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa, Secretariado Nacional de Reabilitação e uma pequena contribuição dos familiares dos actores.

Organizou 4 edições do Encontro Internacional de Teatro Especial, que bianualmente acolhe em Lisboa uma média de 150 artistas e técnicos Portugueses e Estrangeiros o que fazem deste evento um marco obrigatório na divulgação das capacidades artísticas dos grupos participantes e na troca de experiências no domínio do teatro feito por pessoas com dificuldades no seu desenvolvimento global.

Com estas experiências pretende o grupo, numa primeira fase, experimentar metodologias e sistemas de trabalho em comum, pesquisando formas de expressão entre os membros das distintas culturas europeias, neste campo foram feitos diversos projectos Europeus, em parceria, com companhias profissionais em Espanha (ANADE), e (ALFA) França (L’OISEAU MOUCHE), (SIGNE), e (GRAIN DE SABLE), Itália (CENTRO DI RICERCA PER IL TEATRO DI MILANO) e (STRANAIDEA DI TORINO).

As recentes solicitações para os nossos actores integrarem séries televisivas (Médico de Família, Portugalmente, Zapping, Novos Horizontes, Encontro Marcado e Consigo) cinematográficas (Os Mutantes) e Teatrais (“Cabeças no ar”) são disso prova evidente.

Este grupo, sendo pioneiro, actuou como incentivo, levando outros grupos a desenvolver projectos semelhantes, alargando o campo de acção à música e à dança de tal maneira que podemos falar de uma cultura paralela que vai surgindo destas práticas artísticas.
Neste momento o grupo prepara uma adaptação do romance de Franz Kafka “METAMORFOSE” com encenação de Marco Paiva para celebrar os vinte anos de existência para além de outras iniciativas paralelas, tais como uma exposição do espólio da Companhia no Museu Nacional de Teatro, a publicação de um historial, e a produção de um documentário.
Em conjunto com o grupo de música da C.R.PC.C.G. (Centro de Reabilitação da Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian) dirigido por Carlos Guerreiro está a trabalhar num projecto com base no texto de António Ribeiro Chiado – Natural Invenção, para apresentar no final de 2005.

4 Comments:

Anonymous manuela said...

Muitos parabéns a todos quantos estão envolvidos neste trabalho; tentaremos aprender convosco, ainda que o nosso projecto se revista da maior simplicidade.

16:48  
Blogger Joana Murinello said...

Como se pode ficar indiferente a um grupo extraordinário de teatro cujos seus membros podem não ser encarados como pessoas ditas normas, mas que por outro lado sabem tirar da vida o melhor que ela tem?
Impossível!!!

11:26  
Blogger Priscila Assumpção said...

Olá,
Meu nome é Priscila,procuro actores amadores para castings de publicidade,tv e cinema. Soube de vocês pela mostra de teatro.
Nossa produtora chama-se Stay, estará em breve on line.

Por gentiliza, se tiverem interesse envie fotos e cv para:
priscila@stay.com.pt

11:25  
Blogger Crinabel Teatro said...

Este blog não foi criado por nenhum dos membros do grupo Crinabel Teatro, logo toda a informação aqui exposta não é da responsabilidade do projecto.
Poderão encontrar informação sobre o grupo Crinabel Teatro em: www.crinabelteatro.blogspot.com

Atenciosamente
Crinabel Teatro

10:35  

Enviar um comentário

<< Home